Bruna Ferraz Corrêa (2014) Uso do maleato de enalapril sobre comportamento natatório e durante o choque osmótico de juvenis da garoupa Epinephelus marginatus Lowe, 1834 (Teleostei: Serranidae)

Uso do maleato de enalapril sobre comportamento natatório e durante o choque osmótico de juvenis da garoupa Epinephelus marginatus Lowe, 1834 (Teleostei: Serranidae)

Autor: Bruna Ferraz Corrêa (Currículo Lattes)
Orientador: Dr Luis Alberto Romano

Resumo

A garoupa (Epinephelus marginatus Lowe, 1834) é uma espécie de peixe marinho que apresenta rápido crescimento e durante seu ciclo de vida eles podem migrar para ambientes com diferentes salinidades. O sistema renina-angiotensina (SRA) possui importante papel no estresse, sendo a Angiotensina II sua molécula ativa. O uso de inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA) pode influenciar no estresse, fazendo diminuir. O objetivo do estudo é avaliar o efeito do maleato de enalapril (inibidor da enzima conversora de angiotensina I) em cativeiro e no choque osmótico no qual é um evento estressor. Foram usadas 120 garoupas, em dois sistemas de recirculação, com três tanques cada, sendo que um grupo recebeu a ração comercial peletizada e outro recebeu adicionado a ração 10mgKg-1 de maleato de enalapril durante 30 dias. Antes do final do experimento, em 20 dias, cada tanque foi filmado, 5 minutos cada sendo 1 minuto com zoom de 20X para verificar o comportamento de nado através da velocidade de nado e depois as imagens foram processadas. Já no fim do experimento foi coletado o sangue (n=15 para cada tratamento) para medir os parâmetros hormonais (cortisol, noradrenalina e adrenalina), metabólicos (glicose) e iônicos (sódio, potássio e cálcio) antes do choque. O choque osmótico foi de 10 minutos na água doce e foi retirado o sangue após 10 min, 2 horas e 6 horas que foram os tempos analisados. Os dados da velocidade de nado foram submetidos a teste T de student e o do choque por ANOVA de duas vias o teste de pos-hoc de Tukey com nível de significância P<0,05. O maleato de enalapril diminuiu a velocidade de nado significativamente e reduziu parâmetros hormonais, metabólicos e iônicos durante o choque osmótico mostrando que a redução da velocidade de nado pode ser pela redução do cortisol e da glicose no tratado comparado com o controle no experimento do choque osmótico podendo o Maleato de enalapril podendo ser usado como atenuante do estresse em cativeiro e em mudanças de salinidade em garoupa.

TEXTO COMPLETO