Irene Melissa Herrera Perez (2023) Período reprodutivo do marisco branco Amarilladesma mactroides (REEVE, 1854) no extremo sul do Brasil

Período reprodutivo do marisco branco Amarilladesma mactroides (REEVE, 1854) no extremo sul do BrasilAutor: Irene Melisse Herrera Perez (Currículo Lattes)
Orientador: Dr. Ronaldo O. Cavalli

Resumo

O marisco branco, Amarilladesma mactroides, é um bivalve de areia naturalmente encontrado na zona infralitoral das praias do Rio de Janeiro, Brasil, até o norte da Argentina. Esta espécie vem sofrendo fortes pressões ambientais e antropogênicas nos últimos anos, o que fez com que várias populações colapsassem. Embora estudos recomendem a produção de juvenis em cativeiro, a tecnologia de produção em laboratório não está disponível, o que impede a análise da viabilidade do repovoamento de ambientes naturais ou mesmo sua aquicultura. Esta dissertação, portanto, teve como objetivo estimar o período reprodutivo de fêmeas de A. mactroides no extremo sul do Brasil por meio da análise do desenvolvimento ovariano com ferramentas histológicas em conjunto com a determinação das variações da composição bioquímica. De outubro de 2021 a setembro de 2022, coletas mensais de, pelo menos, 100 mariscos foram realizados na praia do Cassino, Rio Grande, RS, sul do Brasil. Foram medidos o comprimento, altura, largura, peso úmido total (valvas e corpo mole), peso úmido das valvas e do corpo mole; e o peso seco do corpo mole e das valvas, e realizadas análises de proteína bruta, lipídios totais, glicogênio e lactato. Adicionalmente, foram realizadas análise histológica das gônadas, incluindo diâmetro dos ovócitos, e de imunologia. Os resultados indicam que, no extremo sul do Brasil, o marisco branco apresenta dois períodos reprodutivos, um mais intenso na primavera (outubro e novembro) e outro menos no outono-inverno (de maio-junho a setembro). A definição do período reprodutivo do marisco branco foi possível graças à análise histológica dos ovários, em especial a medição do diâmetro dos ovócitos. O índice de condição e as concentrações de lipídios totais e glicogênio dos tecidos moles também se mostraram ferramentas úteis na caracterização da reprodução desta importante espécie de bivalve.