Rayssa Dantas de Lira (2023) Eficiência de rações comerciais para sistemas superintensivos com diferentes níveis proteicos no cultivo do camarão marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931), em meio aos bioflocos e sua influência na comunidade microbiana

Eficiência de rações comerciais para sistemas superintensivos com diferentes níveis proteicos no cultivo do camarão marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931), em meio aos bioflocos e sua influência na comunidade microbianaAutora: Rayssa Dantas de Lira (Currículo Lattes)
Orientador: Dr. Dariano Krummenauer

 

Resumo

Os agregados microbianos provenientes do sistema de bioflocos são uma fonte de suplementação alimentar, contribuindo com o incremento em peso dos animais e a manutenção da qualidade da água do sistema de cultivo. Por intermédio desse aporte nutricional dietas para sistemas BFT formuladas com teores de proteína inferiores ao comumente utilizado podem ser suficientes para suprir os requerimentos nutricionais exigidos pelos animais, respeitando o tempo de cultivo e não havendo prejuízo ao desempenho zootécnico. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade da água e o desempenho zootécnico de L. vannamei alimentados com rações comerciais com diferentes níveis proteicos formuladas para sistemas superintensivos. O experimento foi realizado em dezoito tanques com volume de 150L, sendo nove tanques com água clara e nove com bioflocos. Cada tanque teve um povoamento correspondente a 75 animais e a duração total do experimento foi de 42 dias. Os três tratamentos abordados no experimento se diferem pelo uso de três rações distintas fabricadas pela Guabi® Nutrição e Saúde Animal (Campinas, São Paulo, Brasil), sendo elas: BFT 30, BFT 35 e Active 40 (controle). Ao final do experimento foram analisados os parâmetros de qualidade da água, que no experimento mantiveram-se como o esperado tanto para os tratamentos com água clara, quanto para os com bioflocos. O desempenho zootécnico dos camarões não foi diferente (P>0,05) entre os tratamentos das rações testadas, ou seja, em meio aos bioflocos é possível o desenvolvimento da comunidade microbiana a partir das diferentes rações testadas e é possível ofertar uma dieta produzida especificamente para sistema de bioflocos com um teor de proteína bruta de 30% com resultados de cultivo satisfatório.