Laboratório de Biotecnologia de Halófitas

Laboratório de Biotecnologia de Halófitas

Responsável: Dr César Serra Bonifácio Costa

Unidade de Pesquisa e Germoplasma de Halófitas (UNIHALO), localizada no Campus Carreiros - FURG, Rio Grande (RS). Estufa não climatizada com 86,40 m2 para preservação de diversidade genética de halófitas nativas e testes controlados de propagação. Piscinas de cultivo e bancadas para experimentos de micro- e mesocosmo. Também possui um container-laboratório metálico de 12,20 m X 2,15 m, banco de sementes de halófitas e incubadoras para germinação de sementes para produção de mudas. Associado ao Centro de Biodiversidade Subtropical da FURG.

Unidade de Produção de Mudas de Halófitas (PROHALO), localizada no Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios” da FURG, Rio Grande (RS).  Estufa não climatizada com 86,40 m2 de produção de plantas halófitas para projetos de restauração ambiental e fitorremediação. Também possui uma área de visitação pública com painéis educativos, com a função de conscientização pública da importância das marismas para qualidade de vida na zona costeira e de divulgação das atividades do projeto de restauração das marismas.

Unidade de Agricultura de Halófitas (AGRIHALO), localizada na Estação Marinha de Aquacultura (EMA-FURG) na praia do Cassino, Rio Grande (RS). Canteiros e tanques hidropônicos para ensaios de produção de halófitas nativas, irrigadas com água do mar e/ou efluentes da aquicultura marinha.

Figura  1: Unidade de Agricultura de Halófitas.