Laboratório de Imunologia e Patologia de Organismos Aquáticos

Laboratório de Imunologia e Patologia de Organismos Aquáticos

Responsável: Dr Luis Alberto Romano
Pós-doc: Drª Virgínia Pedrosa 

Objetivo do Laboratório

Doenças em organismos aquáticos, causadas por vírus, bactérias, protozoários e parasitas, além daquelas causadas por deficiências nutricionais ou estresse, constituem um problema constante na aquicultura. Estas causam perdas econômicas, principalmente em sistemas de cultivo intensivo, em todo o mundo. O Laboratório de Imunologia e Patologia de Organismos Aquáticos (LIPOA) é ligado ao Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O LIPOA tem como objetivo promover e difundir, sob todos os aspectos, o conhecimento sobre doenças e a resposta imune destes animais frente a patógenos, direta ou indiretamente associados a organismos aquáticos. Inserido no contexto da FURG, instituição comprometida com o ecossistema costeiro, o LIPOA estende a formação e pesquisa na área de patologia e imunologia de organismos aquáticos aos alunos de graduação e pós-graduação, desta e de outras instituições, desenvolvendo atividades científicas e acadêmicas em colaboração com outros setores da própria FURG (Instituto de Ciências Biológicas, Estação Marinha de Aquicultura, PPG em Aquicultura, PPG em Oceanografia Biológica, entre outros) Além da produção científica, o laboratório opera assessorando e repassando informações a outros setores da comunidade, seja acadêmica ou não. O LIPOA é parte e funciona no Centro de Biotecnologia e Doenças (CBD).


Figura 1: (A) Histologia clássica, (B) Técnicas especiais de coloração para identificação de elementos teciduais, (C) Citohematologia e (D) Imunohistoquimica.

Figura 2: (A) Processamento automático de amostras de tecido, (B) Imunohistoquimica, (C) Microscopia eletrônica e (D) Análise e morfometria de imagens.