Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (Conceito 6 da CAPES)

Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPGAq), atualmente avaliado pela CAPES com conceito 6, começou suas atividades em 2002 impulsionado pela expansão da aquicultura nacional. Após 20 anos de atuação, o PPGAq pode ser considerado um programa consolidado e que se caracteriza por desenvolver suas atividades em consonância com o Programa de Desenvolvimento Institucional e a própria vocação da FURG – uma universidade voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos. Tendo isso em mente, os docentes e discentes do PPGAq participam ativamente em inúmeros projetos de P, D & I com grande interação com parceiros brasileiros e estrangeiros.

 

Os projetos desenvolvidos no âmbito do PPGAq são direcionados à área de concentração do programa - Aquicultura, em suas três linhas de pesquisa:

- Produção de Organismos Aquáticos Vertebrados: com estudos voltados ao desenvolvimento de tecnologias de produção de peixes dulcícolas e marinhos;

- Produção de Organismos Aquáticos Invertebrados e Produtores Primários: com desenvolvimento de tecnologias de produção de camarões, moluscos, micro e macroalgas, bem como plantas halófitas;

- Biotecnologia Aplicada à Aquicultura: estudos relacionados à engenharia genética, produção de organismos aquáticos em sistema multitrófico, avaliação da utilização de compostos antioxidantes na aquicultura, processamento e bioprodutos extraídos de organismos aquáticos.

Em muitos casos, essas linhas atuam de forma integrada no desenvolvimento de sistemas inovadores de produção, como é o caso do sistema de bioflocos (BFT), sistemas de recirculação de água (RAS) e sistema multitrófico integrado (IMTA), onde as equipes de pesquisa do PPGAq estão na vanguarda do conhecimento no Brasil e no mundo.

 

A infraestrutura disponível aos pesquisadores do PPGAq permite a realização dos mais diversos estudos, com elevado desenvolvimento tecnológico, interdisciplinaridade, e, em muitos casos, aliado ao setor produtivo. Essas características proporcionam aos egressos muitas possibilidades no mercado de trabalho, seja no universo acadêmico e/ou empresarial, tanto a nível nacional como internacional. Com esses diferenciais, o PPGAq fornece subsídios e colabora com o alcance aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Por meio de suas linhas de pesquisa, o PPGAq se enquadra diretamente em, pelo menos, 7 dos 17 ODS, em especial o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável (Garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, e que ajudem a manter os ecossistemas), e o ODS 14 – Vida na Água (Aumentar os benefícios econômicos para os países em desenvolvimento e os menos desenvolvidos, a partir do uso sustentável dos recursos marinhos, inclusive por meio de uma gestão sustentável da pesca, aquicultura e turismo).

 

A formação discente do PPGAq pode ser avaliada pela inserção de seus egressos no mercado de trabalho como também pela qualidade de suas dissertações e teses. Nos últimos anos, três teses do PPGAq receberam indicações de Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses (2013, 2015 e 2020), além do primeiro lugar no Prêmio VALE-CAPES de Ciência e Sustentabilidade (2013). 

 

Laboratório de Aquicultura Continental

Laboratório de Aquicultura Continental

Responsável: Dr Luciano de Oliveira Garcia
Telefone: (53) 3237-3003 ou 3237-3004
Facebook: https://www.facebook.com/LACFURG/
GoogleMaps: https://goo.gl/maps/mHBSocoavR5a5MPj9

 

1. Objetivo do Laboratório

O Laboratório tem por objetivo abranger a aquicultura continental trabalhando principalmente com espécies nativas brasileiras. Além disso, visa o aprimoramento das técnicas de cultivo, levando em consideração os parâmetros de qualidade da água, bioquímico sanguíneo e enzimático e de desempenho zootécnico. Visa também a formação de pessoal a nível de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente a espécie alvo de estudo no laboratório é o pacu Piaractus mesopotamicus.

1.1. Áreas relacionadas com a formação no LAC

- Ciências Biológicas
- Zootecnia
-Ciências Agrárias
- Engenharia de Pesca
- Tecnólogo em Aquicultura
- Oceanografia
- Medicina Veterinária
- Áreas afins

2. Características do Laboratório
2.1 Instalações:

O Laboratório de Aquacultura Continental (LAC), apresenta um prédio com 3 salas destinadas à experimentação com peixes (vertebrados). O laboratório está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Aquicultura, do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

O LAC apresenta 3 salas destinadas a experimentação animal em trabalhos desenvolvidos pelo laboratório. Apresenta também as seguintes instalações: 1 sala para análise dos parâmetros de qualidade da água, 1 sala com equipamentos para a realização de diferentes procedimentos de análises e coleta; 1 sala com freezer para armazenamento de resíduos (carcaça de animais) proveniente das experimentações, além de outros resíduos gerados durante a experimentação (agulhas, seringas, luvas, lâminas, entre outros).

2.2 Descrição da infraestrutura do LAC

Sala 01 (Sala de Experimentação): apresenta 5 sistemas de recirculação de água, ou seja 15 caixas d’água de 310 L, cada um equipado com filtro biológico e mecânico, ar condicionado, sistema de aeração, timmer controladores de iluminação, fornecimento de água doce.

Sala 02 (Sala de Experimentação): apresenta 9 sistemas de recirculação de água, ou seja 27 caixas d’água de 100 L, cada um equipado com filtro biológico e mecânico, ar condicionado, sistema de aeração, timmer controladores de iluminação, fornecimento de água doce.

Sala 03 (Sala de Quarentena e/ou Experimentação): apresenta 4 sistemas de recirculação de água, ou seja 12 caixas d’água de 310 L, cada um equipado com filtro biológico e mecânico, ar condicionado, sistema de aeração, timmer controladores de iluminação, fornecimento de água doce.

Demais equipamentos como controlador automático de pH, resfriadores automáticos de água (chillers), aquecedores, controladores de intensidade luminosa (dimmers), os quais são utilizados de acordo com o tipo de experimentação nas diferentes salas experimentais.

Sala 4 (Sala de coleta): possui cadeiras, mesas, balcão com pia, bancada de concreto para acomodar balança analítica de precisão, balança semi-analítica, agitador de soluções vórtex, centrífuga de bancada, centrífuga de bancada refrigerada, centrífuga de microhematócrito, botijão para armazenamento de nitrogênio líquido, lupa, estufa, bomba de vácuo, sistema de aeração, ar condicionado, fornecimento de água doce, chapa aquecedora com aquecimento, banho maria, espectrofotômetro UV-visível, armário, oxímetro portátil, pHmetro de bancada e portátil, refratômetro portátil, medidor de glicose, vidraria e reagentes.

Sala 5 (Sala para análise de qualidade da água e análises gerais): apresenta geladeira, armários, cadeiras, bancadas de concreto com pia, balcão, microcomputadores, espectrofotômetro, destilador de água, tambor de armazenamento próprio de água destilada, pipetas diversas, agitador magnético, suporte para bureta, freezer, materiais diversos (ponteiras, microtubos, placas de leitura, cassetes, cubetas...).

Sala 6 (armazenamento de resíduos): apresenta um ar condicionado, um freezer vertical e um horizontal, uma geladeira, armários aéreos, armário e uma bancada de concreto com pia.

Sala 7 (Sala de vidraria, lavagem e secagem de materiais): apresenta 2 armários que servem para guardar diferentes tipos de vidraria, 2 balções que servem para guardar diferentes tipos de materiais, uma bancada de concreto com pia, uma estufa.

Além disso, o laboratório conta com estrutura completa para receber alunos/estagiários de outras instituições ou mesmo da FURG.