Hélder Santana de Lima (2023) Eficiência da aplicação de probiótico comercial a base Bacillus spp. na água, na ração e solo em sistema semi-intensivo de produção de camarões Penaeus vannamei (BOONE, 1931)

Eficiência da aplicação de probiótico comercial a base Bacillus spp. na água, na ração e solo em sistema semi-intensivo de produção de camarões Penaeus vannamei (BOONE, 1931) Autor: Hélder Santana de Lima (Currículo Lattes)
Orientador: Dr. Geraldo Kipper Fóes

Resumo

Nos últimos anos foram observados surtos de doenças relacionados ao cultivo intensivo de camarões. Para conter tais surtos, o uso do probiótico vem sendo uma importante alternativa. Alguns estudos apontam que eles auxiliam na melhoria da qualidade do ambiente de cultivo, ajudam na inibição do crescimento de patógenos, aumentam a sobrevivência e produção do camarão. Partindo desse pressuposto, com o presente estudo, temos o objetivo de avaliar os efeitos da utilização de probióticos na água e no solo de viveiros no cultivo de camarão Penaeus vannamei. O experimento foi realizado durante setenta e nove dias, contando com três tratamentos e três repetições, totalizando 9 unidades experimentais com volume útil de 1.000 L, sendo estocados 50 camarões m-² em cada unidade. Os tratamentos foram: Cultivo de camarão sem dosagem de probiótico (CO), Cultivo de camarão com meia dosagem de probiótico (L50) e Cultivo de camarão com dose completa de probiótico (L100). Para isso solo de viveiro de cultivo de camarões foi adicionado na espessura de 10 cm no fundo das unidades experimentais. As coletas de solo para análise foram realizadas no dia do povoamento (dia zero), na metade do período experimental (dia 25), no dia da despesca (dia 49), sete dias após a despesca (dia 56) e quatorze dias após a despesca (dia 63). As amostras foram analisadas quanto o pH, matéria orgânica e relações molares. Foram analisadas as variáveis físico químicas da água, a comunidade microbiana da coluna d’água e no solo. Os camarões passaram por biometrias quinzenalmente para determinar o crescimento e ajuste da quantidade de ração ofertada. No final do experimento todos os camarões foram pesados para determinar o ganho de biomassa, taxa de crescimento específico, peso médio final, fator de conversão alimentar, sobrevivência e produtividade. Foi testado a homogeneidade das variâncias e normalidade dos dados e para comparação dos tratamentos entre si, utilizado ANOVA. Os tratamentos L50 e L100 apresentaram melhores índices no desempenho zootécnico e uma maior concentração de bactérias benéficas quando comparado ao tratamento CO. Conclui-se que a aplicação do probiótico comercial a base de Bacillus spp. no cultivo independente da dosagem testada, proporcionou melhor desempenho zootécnico aos camarões e melhor constituição bacteriana no solo. Palavras-chave: carcinicultura, qualidade de água, análise de solo, comunidade microbiana, bioaumentação.