Premiações

Pela 4ª vez, tese do PPGAq recebe indicação de menção honrosa no Prêmio Capes de Teses

Prêmio CAPES de Tese

A tese intitulada “Engenharia genética no probiótico Bacillus subtilis: expressão de fitase fúngica melhora parâmetros zootécnicos, sistema imune, resposta inflamatória e defesa antioxidante no zebrafish (Danio rerio) alimentado com dieta rica em matéria vegetal” de autoria de Kamila Oliveira dos Santos e orientada pelo professor Dr Luis Fernando Fernandes Marins recebeu a indicação de Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese - Edição 2020.

A tese da Kamila demonstra, pela primeira vez, que um probiótico transgênico expressando uma fitase recombinante foi capaz de minimizar os efeitos antinutricionais de uma dieta rica em vegetais, melhorando o fator de condição, estimulando o sistema imunológico, reduzindo a resposta inflamatória e o estresse oxidativo do zebrafish. Assim, probióticos transgênicos expressando enzimas podem ser uma poderosa ferramenta para tornar as dietas mais eficientes do ponto vista nutricional e econômico, além de abrir possibilidades para o tratamento de doenças nutricionais, inclusive em humanos.

O recebimento da menção honrosa é um reconhecimento da qualidade dos estudos desenvolvidos no Programa e na FURG, esta é a terceira tese do programa a receber esta indicação.  Anteriormente, os discentes Dariano Krummenauer (2013) e Plinio Schmidt Furtado (2015) receberam menções honrosas no Prêmio Capes de Tese e no Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade.

O Programa de Pós-graduação em Aquicultura parabeniza todos os envolvidos no desenvolvimento da tese agraciada com a menção honrosa.

Prêmio CAPES de Tese - Edição 2020